Pular para o conteúdo

Hipotireoidismo

Olá pessoal! Como estão?

Hipotireoidismo pode ter diversas causas, só seu médico vai poder te informar o que acontece com seu organismo, ok? É diagnosticada quando o corpo não produz quantidade suficiente de hormônios da tireóide. Isso mesmo, todos temos tireóide!

O problema está na produção de hormônios. (Semelhança com Diabetes Tipo 1? Sim, uma das causas é ser uma doença auto imune também.) Geralmente, quando faltam hormônios da tireóide, o metabolismo pode se tornar mais lento, mas nem sempre isso acontece.

Os sintomas do hipotireoidismo são: fraqueza, cansaço, aumento de peso ou da dificuldade de perder peso, cabelo seco, perda de cabelo, cabelo e unhas quebradiças, pele pálida, seca e áspera, ciclos menstruais anormais, intolerância ao frio, prisão de ventre, colesterol elevado, câimbras musculares frequentes, perda de memória, depressão, irritabilidade e diminuição da libido.

“Ah então eu tenho! Estou com todos os sintomas!” Já ouvi muito isso, mas calma, seu médico precisa avaliar e juntar os sintomas com os exames, dá pra confundir esses sintomas com uma anemia por exemplo.

Agora vamos falar da alimentação! Não existe dieta específica para hipotireoidismo! Não há alimento ou plano alimentar que possa curar ou prevenir o hipotireoidismo, MAS os efeitos que o hipotireoidismo pode causar podem ser amenizados, por exemplo o ganho de peso. Consuma alimentos com poucas calorias e ricos em nutrientes com alto teor de vitaminas e minerais, aumentando assim a resposta do sistema imunológico e prevenindo outras doenças.

É importante manter um estilo de vida saudável, onde exista uma dieta nutritiva e balanceada e atividade física regular, e também controlar o estresse e utilizar direitinho os medicamentos que o médico tenha receitado para a sua nova condição de saúde.

Só tome cuidado ao consumir alimentos que possua compostos que são parecidos com estrogênio, como no caso da soja e derivados e com glúten. Eles podem piorar a condição de saúde e aumentar os sintomas. É melhor também evitar o café até que os níveis hormonais estejam adequados, café em excesso não é legal em momento nenhum, converse com seu médico e nutricionista para adequar a quantidade para o seu organismo.

Tem alguma dúvida? Escreve pra mim!

Até a próxima!