Olá pessoal! Como estão?
Sempre atendi grávidas em meu consultório, mas confesso que ultimamente a procura deste público em específico vem aumentando ainda mais, afinal hoje em dia sabemos que uma boa alimentação é parte principal para a saúde da mãe, a realização de uma gestação, parto e pós-parto sem complicações, além de, é claro, o desenvolvimento saudável do bebê. E o mais importante: Tendo uma boa alimentação e tomando todos os cuidados que uma gravidez necessita (Seguir todas as recomendações dos seus médicos), você, seus familiares e amigos poderão curtir cada momento da gravidez, como os chutes e movimentos, tudo isso sem sustos e de maneira tranquila.
Após essas considerações iniciais, aproveito para falar que a partir de hoje iniciaremos uma nova série (e durante o tempo virão muitas outras) “Gravidez” falaremos sobre algumas características, complicações e alguns casos específicos da gravidez, neste momento tão especial da vida, não só de uma mulher, mas na vida de todos que convivem com este momento tão mágico.
E hoje eu falarei de algo muito comum entre as gestantes, que pode ser muito prejudicial, porém se tiver a devida atenção a ANEMIA não será uma preocupação.
Bom, a anemia, se não for diagnosticada e tratada rapidamente, pode causar, na mãe cansaço, sono intenso, fraqueza e infecções pós-parto. E no bebê baixo peso, dificuldade de crescimento, partos prematuros e aborto.
Entre o segundo e o terceiro trimestre da gestação é até normal o surgimento da anemia porque a quantidade de hemoglobina no sangue da mãe reduz bastante e precisa aumentar a quantidade de ferro porque é ele quem vai produzir as células vermelhas do nosso corpo e ajudar no transporte do oxigênio para o nosso corpo todo. Por isso o cansaço, falta oxigênio, falta alimento, falta energia.
O diagnóstico vem através de exames de rotina, sabe aquele hemograma que o médico sempre pede, é esse aí! Valores menores que 11 g/dl da hemoglobina são indicadores de anemia e precisa fazer um tratamento.
A anemia na gravidez deve ser tratada com a ingestão de alimentos ricos em ferro e ácido fólico, como carnes, bife de fígado, feijão e vegetais verde escuros como couve e espinafre. Para fazer com que o ferro seja mesmo absorvido, tome um suco ou coma uma fruta cítrica junto ou logo após a refeição, como laranja, limão, abacaxi ou tangerina. Para quem tem diabetes, melhor evitar o suco de laranja porque sobe muito a glicemia, combinado?
Faça sempre o pré natal, acompanhe com o médico e nutricionista. Faça sempre os exames e não deixe de acompanhar a sua saúde!
Se ficou alguma dúvida, comenta aqui!
Até a próxima!