Pular para o conteúdo
Nutricionista especialista em diabetes

Diabulimia

Olá pessoal! Tudo bem?

O tema de hoje é pouco comentado. Diabulimia. Já é bem difícil reconhecer um transtorno alimentar e ainda mais assumir que o tem. Mas existe e precisamos lidar com ele.

A bulimia é quando a pessoa induz o vômito para emagrecer. A diabulimia a pessoa deixa a glicemia alta para emagrecer. Essa pessoa pode fazer isso aplicando menos insulina ou não aplicando. Isso pode causar risco de vida…

Como a glicose fica no sangue e não entra para as células, o organismo precisa produzir energia de alguma forma e acaba queimando músculos e gordura e por essa razão a glicemia alta causa o emagrecimento.

O “benefício” acaba aí.

Isso demora certo tempo para acontecer, isso significa glicemia alta por vários dias. Ou seja, maior risco de desenvolver complicações como cegueira, problemas renais e até mesmo problemas de circulação.

É um preço alto a se pagar para emagrecer.

“Mas, Deise, como eu emagreço sem precisar fazer isso?”

Na verdade, se você já faz isso, não tenha vergonha, mas procure ajuda. Nutricionista e psicólogo. Ok? Eu sei bem o que é isso e entendo, mas te aviso que é possível emagrecer e ter um bom controle, mesmo aplicando a insulina. E o melhor! Ter saúde!

O controle da alimentação é fundamental, e só o nutricionista consegue calcular o quanto seu corpo precisa consumir para ter saúde E para emagrecer. Entender a razão pelo qual se busca o caminho “mais fácil” e perigoso é a função do psicólogo. Mas os dois profissionais podem trabalhar juntos para conseguir auxiliar da melhor forma.

Não deve haver julgamentos, algumas pessoas podem achar coisas, mas esses profissionais devem entender e ajudar.

Diabulimia não é brincadeira. Os riscos são altos. Então, caso você esteja nessa situação, procure ajuda. Agende uma consulta e abra o seu coração para que você possa ser ajudada.

Contem sempre comigo!

Até a próxima.