Olá pessoal…
Você pode estar se perguntando, o que uma nutricionista pode estar falando sobre cigarro ou tabagismo, afinal uma nutricionista deve falar de alimentação, alimentos saudáveis, hábitos alimentares…
“Mas Deise, qual a relação da sua fanpage com o tabagismo?”
Acho que todos aqui sabemos que o cigarro é prejudicial para qualquer pessoa, pois acarreta em diversas doenças, principalmente vasculares e respiratórias, mas este ainda não é o nosso assunto principal.
Diariamente eu vejo pessoas que largaram o cigarro e consequentemente ganharam alguns quilos extras (o que é mais saudável do que continuar fumando), e este depoimento fazia com que outras pessoas deixassem de lado a vontade de largar o cigarro ao invés de procurar como não deixar isso acontecer.
Adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos por exemplo, é uma estratégia excelente para suprir a falta da nicotina em seu corpo, além disso, existem alguns cuidados alimentares que podem te ajudar nesta travessia:
- Procure sempre ter uma alimentação variada, com frutas, legumes, verduras e carnes magras, assim você conseguirá ter todos os nutrientes que o seu corpo necessita.
- Evite comer besteiras, nesta fase é muito provável que você precise comer uma quantidade maior de comida para alcançar a saciedade.
Com o abandono do cigarro, é comum você ficar nervoso e inquieto, então é interessante evitar refrigerantes e bebidas que contenham cafeína. Tome água!
- Se sentir muita vontade de comer doces… Tente começar por chicletes sem açúcar.
Mas antes de terminarmos este texto, não poderia deixar de citar os males que o cigarro pode causar também a quem tem diabetes .
Além de todos os males citados acima, o cigarro pode prejudicar ainda mais quem tem diabetes.
Os componentes da fumaça dificulta a absorção da glicose pelas células, o que aumenta a taxa de glicemia dificultando o controle da diabetes. Atentem-se que eu falei sobre a fumaça, o que significa que é prejudicial a fumantes ativos e passivos (quem fuma por tabela, quem convive com fumantes).
O cigarro diminui o fluxo de oxigênio para diversos órgãos, inclusive ao cérebro, e como o diabetes pode provocar o mesmo efeito, as chances de um AVC ou ataque cardíaco aumentam exponencialmente.
Que tal aproveitar para largar esta substância que faz tão mal para o seu corpo, e se você não fuma… Continue assim, e você também pode mostrar este post para tentar ajudar quem fuma a abandonar o cigarro.
Até a próxima!